DO ARRAIAL PARA AS REDES

Um estudo sobre as danças urbanas

No segundo trimestre, a professora de Educação Física dos 6ºs anos, Nicole Kurtz Alonso, realizou um estudo sobre as danças, quando apresentou  as diferentes danças urbanas, identificando suas origens, sentidos e significados.

Após mapear as danças urbanas na sociedade em geral e no entorno escolar, sob a orientação da professora e seguindo roteiros de trabalho,  os alunos e alunas identificaram os elementos constitutivos das danças urbanas tematizadas e recriaram as mesmas. Fazendo o link com as festas juninas, o resultado foi a produção de pequenos vídeos em que os alunos e alunas ressignificaram as festas juninas.

Com este trabalho, a professora Nicole Kurtz Alonso e seus alunos e alunas conseguiram dar novo sentido às festas juninas a partir das culturas dos espaços urbanos, reconhecendo as festas juninas, hip-hop, breakdance, popping, locking, krump, entre outras performances, como expressões da cultura brasileira.

Vejam abaixo os vídeos: