Setembro Amarelo

Uma campanha de valorização da vida

O mês de setembro é marcado pela Campanha do Setembro Amarelo, que visa combater o suicídio, valorizando a vida. Mas é impossível combater o suicídio sem nos conscientizarmos sobre sua principal causa que  é uma doença silenciosa, chamada depressão. E com o intuito de conscientizar sobre tão séria doença, o Colégio Marista Glória traçou projetos interdisciplinares que foram tratados em todos os seguimentos com o apoio da Pastoral Juvenil Marista, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Em todos os segmentos, os professores explicaram o que vem a ser esta tão terrível e silenciosa doença chamada Depressão, sobre a ansiedade que ela gera, a luta diária de para levantar da cama e seguir o dia. Foi explicada a importância do ouvir o próximo e se colocar à disposição para ajudar.

Na Educação infantil, o tema foi trabalhado com uma didática totalmente voltada para a idade, de forma lúdica e amena, fazendo com que todos os alunos compreendessem a importância e seriedade do tema trabalhado, mas sem chocar ou trazer trauma aos alunos. Por meio das dinâmicas, os alunos aprenderam a importância do ouvir e dar apoio ao próximo. O ato concreto de encerramento do projeto de nossos pequenos foi convidar alunos mais velhos a falar o que os deixavam tristes, o que faziam para ficar feliz e dar um marca páginas produzido por eles com temas alegres e motivadores.

Com os alunos do Ensino Fundamental I, o tema também foi trabalhado de forma um pouco lúdica e amena, mas já não tanto quanto no infantil. Nesse segmento o foco do projeto foi o quanto é importante ter com quem conversar e pôr para fora sua tristezas e frustrações. Como ato concreto, foi proposto para os alunos escreverem uma carta contando suas aflições e alegrias, as quais foram trocadas entre eles. Também convidamos os alunos a conversarem com os pais e mães a fim de saber como eles estão. Nessas conversas, alguns alunos puderam identificar casos de depressão na própria casa e ficaram mais próximos e atentos aos seus familiares.

O projeto no Ensino Fundamental II foi pautado dentro do plano curricular. Durante todo o mês, foram entregues aos alunos textos com temas sobre ansiedades, tristezas, decepções e recomeços, para refletirem e interpretarem o assunto, tudo dentro do conteúdo programático.

Dentro dos projetos realizados no Colégio Glória, os alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de fazer um intercâmbio com alunos de outra escola utilizando  cartas. Dentro do currículo da Sociologia, onde o professor Felipe trabalha a formação da intendida do jovem enquanto cidadão e trabalhar, entregamos aos nossos alunos, cartas redigidas por alunos do 9º ano, da Escola Municipal Domingos Soares de Oliveira, situada no litoral de São Paulo. Nessas cartas, os alunos confidenciaram aflições, angustias e também palavras de incentivo. O objetivo do trabalho era desenvolver a empatia de nossos alunos com pessoas de uma realidade muito diferente  a deles e fazer com que eles vejam que todos têm seus problemas e suas formas de superá-los. Após uma leitura atenta da outra realidade, nossos alunos foram convidados a responder essas cartas da forma mais sincera e que acreditavam ser a mais adequada. No decorrer do trabalho, houve muita comoção tanto de nossos alunos, quanto dos alunos da Escola Domingos Soares, segundo relatos da Professora Ana Karina.

Os professores e alunos do Colégio Marista Nossa Senhora da Glória ficaram muitos satisfeitos e felizes com os resultados obtidos em todos os projetos. É de suma importância trabalhar um tema tão delicado como este que está tão presente em nossa sociedade. Por isso, gostaríamos de agradecer à direção do Colégio Glória, pelo apoio ao projeto, à Pastoral Juvenil Marista, que participou das ações da Educação Infantil e ajudou na orientação das respostas de algumas cartas, ao Anderson da Silva Santiago, diretor da Escola Domingo Soares, pela parceria neste projeto e principalmente, parabenizar aos professores que executaram os projetos com tanto profissionalismos e dedicação.