Projetos Pedagógicos

EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto Releituras

No Projeto Releituras, as crianças desenvolvem a estética do olhar a partir da observação de obras de arte de gêneros como a pintura e a escultura. Ao se expressarem na interpretação e reinterpretação das obras, de acordo com sua visão de mundo, elas trabalham a criatividade.

Campanha do Brincar

O principal objetivo da Campanha do Brincar é desenvolver o carinho, a solidariedade e o olhar fraterno em relação ao próximo. Uma série de brincadeiras e práticas dão relevância a um direito tão importante na vida das crianças.

Projetos de Investigação
Os Projetos de Investigação criam condições para que as crianças pensem, por si mesmas, elaborando e investigando hipóteses sobre o ambiente em que vivem. Por meio da investigação, elas percebem o mundo como uma reinvenção e fonte de inovação contínuas.

Roda de Conversa
A Roda de Conversa é o primeiro momento do dia, no qual são partilhadas vivências, sentimentos, opiniões e o planejamento conjunto da rotina. A escuta colaborativa possibilitada pela roda estimula o protagonismo e a acolhida das crianças.

Projeto “Eu cuido…”

Os temas abordados nesse projeto promovem a reflexão das crianças para assuntos como a crise da água e a reciclagem do lixo. A mobilização e o comprometimento com o cuidado ao meio ambiente são o ponto de partida para a formação de uma consciência planetária, já no colégio.

ENSINO FUNDAMENTAL – Anos Iniciais

Concurso de Poesias

Um convite à poesia e ao exercício da comunicação. As regras do concurso são simples: participam apenas as crianças interessadas e o tema escolhido é livre. No dia da Mostra Científico-Cultural, a premiação do concurso é feita por um escritor ou escritora convidado (a).

Estudos do Meio

Os Estudos do Meio são uma ótima oportunidade para estimular a curiosidade e a investigação dos pequenos. Todo o conteúdo trabalhado em sala de aula é complementado por meio de estudos de campo multidisciplinares.

Dia de Formação

Desenvolvido em parceria com o núcleo de Pastoral, o Dia de Formação consiste em encontros periódicos com os alunos para estimular a partilha de ideias, o respeito às diferenças e a amizade. Atividades lúdicas e jogos colaborativos promovem um ambiente descontraído e acolhedor.

Mostra Científico-Cultural

A partir da escolha de um tema, todas as turmas criam produções artísticas e científicas que são partilhadas com a comunidade por meio de recursos físicos e digitais. A Mostra Científico-Cultural é uma iniciativa proposta para incentivar o debate, a aprendizagem e a comunicação entre as crianças.

Ateliê do Brinquedo

Nesta prática, que trabalha a consciência planetária e a solidariedade, alunos refletem sobre questões relacionadas ao consumismo e são convidados a doar os brinquedos que estão parados. Depois da coleta, as crianças montam um ateliê de preparação de presentes, higienizando e consertando os brinquedos para embalá-los e entregá-los às crianças de instituições parceiras.

ENSINO FUNDAMENTAL – Anos Finais

Encontro de formação e integração pastoral na Chácara

Um momento inicial de acolhida e conhecimento da turma, realizado com os alunos na chácara do colégio.

Representante de classe

A eleição dos representantes e vice representantes de sala estimula o protagonismo e registra o início do exercício do papel político e social das crianças durante o ano letivo.

Estudos do Meio

Os Estudos do Meio são uma ótima oportunidade para estimular a curiosidade e a investigação dos alunos. Todo o conteúdo trabalhado em sala de aula é complementado por meio de estudos de campo multidisciplinares.

Mostra Científico-Cultural

A partir da escolha de um tema, todas as turmas criam produções artísticas e científicas que são partilhadas com a comunidade por meio de recursos físicos e digitais. A Mostra Científico- Cultural é uma iniciativa proposta para incentivar ao debate, a aprendizagem e a comunicação entre os alunos.

Encontro Lítero-Musical

Para valorizar os alunos que têm gosto por expressões artísticas, convidamos todos a criarem produções textuais inéditas para um concurso de poesia e crônica e produções artísticas que são apresentadas no dia da premiação do concurso, estimulando as diversas habilidades dos alunos.

ENSINO MÉDIO

Tarefa Representativa Comunitária

Uma das atividades do Festival Champagnat consiste em ações dos alunos no entorno do colégio: práticas de utilidade pública e conscientização ambiental marcadas por solidariedade e cidadania.

Prática Solidária

Promovido por alunos da 1ª série do Ensino Médio, envolve a integração com crianças dos centros sociais Maristas de instituições parceira no entorno do colégio, por meio de atividades didáticas, recreativas e culturais. Além da acolhida e de relações marcadas pelo afeto, a Prática Solidária é um estímulo ao protagonismo dos jovens.

Mostra Científico-Cultural

A partir da escolha de um tema, todas as turmas criam produções artísticas e científicas que são partilhadas com a comunidade, por meio de recursos físicos e digitais. A Mostra Científico-Cultural é uma iniciativa proposta para incentivar a o debate, a aprendizagem e a comunicação entre os alunos.

Encontro Lítero-Musical

Para valorizar os alunos que têm gosto por expressões artísticas, convidamos todos a criarem produções textuais inéditas para um concurso de poesia e crônica e produções artísticas a serem apresentadas no dia da premiação do concurso, estimulado as diversas habilidades dos alunos.

VOCÊ GOSTOU DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA?