O 2º ano teve o privilégio de visitar o Museu da Imigração onde pôde apreciar objetos deixados pelos Imigrantes durante o curto tempo em que puderam ficar hospedados ali à espera de trabalho. As crianças também tiveram a oportunidade de apreciar fotos e cartas que expressavam a grande aventura de atravessar estradas e mares e, ao mesmo tempo, a tristeza por deixar sua terra natal e vir em busca de novos sonhos, na esperança de uma vida melhor.
As crianças ficaram encantadas com a história sobre os imigrantes e as perguntas começaram a surgir bem antes mesmo de visitarem o Museu: Imigração? O que é isso? São objetos? Significa imaginação? É imigração de pessoas? Mas o que é imigração?
Muitas dúvidas surgiram até o dia em que fizemos a visita ao Museu da Imigração. Lá, os historiadores deram muitas explicações e deixaram as crianças muito à vontade para fazerem perguntas e relatar seus conhecimentos.
“Prô, olha estas camas! Como eles dormiam muito juntinhos…”
“Por que tantas camas? Eles lavavam as roupas? E comiam o quê?”
“Quando eles chegaram aqui eles escreviam com a língua deles? E como a gente entendia?”
“…e as crianças deixavam todos os brinquedos? Se eu fosse trazia um escondido na mala.”
Ao final do percurso dentro do museu, vimos a locomotiva Maria Fumaça e as crianças sentiram a sensação de ficar em uma estação de trem, assim como os imigrantes daquela época. Logo após, as crianças brincaram nos jardins do museu.