“O conhecimento emerge apenas através da invenção e da reinvenção, através da inquietante, impaciente, contínua e esperançosa investigação que os seres humanos buscam no mundo, com o mundo e uns com os outros.” Paulo Freire
É justamente essa inquietude o motor que move e impulsiona a aprendizagem desses alunos.
Com a proposta de compreender o nível de organização do corpo humano, os alunos de 6º anos, durante as aulas de ciências, se reunião em grupos, fora das salas de aula e realizaram pesquisas sobre esse assunto. Além de traçarem o caminho de suas pesquisas, onde o professor atuou como orientador, cada grupo também apresentou aos colegas suas descobertas utilizando-se da plataforma do padlet, uma dinâmica onde cada aluno, mesmo sem saber exatamente o significado, pode desenvolver e exercitar o protagonismo.
Essa foi a primeira etapa de um processo de aprendizagem que durante esse 3º trimestre onde os alunos, partindo do conhecimento do corpo humano e da funcionalidade dos órgão dos sentidos, irão desenvolver propostas de intervenção social para pessoas portadas de necessidades especiais, projeta-las e desenvolver um protótipo.
Segue o link dos trabalhos e processos registrados no padlet pelos próprios alunos.
6ºA – https://pt-br.padlet.com/goncalves_wagner/2812vztfhaw05cms
6ºB – https://pt-br.padlet.com/goncalves_wagner/j7pluve0l59ft6eu
6ºC – https://pt-br.padlet.com/goncalves_wagner/nf053kgk1nhgbpjf
6ºD – https://pt-br.padlet.com/goncalves_wagner/9ic8ytzjq5gihb0f
6º E – https://pt-br.padlet.com/goncalves_wagner/xydjp8t4qa2nh3v