Um estudo matemático das atividades físicas
Em parceria com o professor de Educação Física, Maurício Segatto Lourenço, e o professor de apoio de Matemática, Henrique Prieto de Oliveira, o professor de Matemática do Ensino Médio, Nilson de Araújo, levou seus alunos e alunas à quadra de esporte do Ginásio para um estudo de algumas atividades físicas e seus efeitos sobre o organismo humano.
Utilizando-se das ideias da modelagem matemática, uma metodologia de ensino que, a grosso modo, permite uma descrição matemática de um fenômeno para prever seu comportamento, o professor de Matemática propôs, com a ajuda do professor de Educação Física, que os alunos e alunas da 1ª série do Ensino Médio realizassem alguns exercícios físicos e registrassem seus efeitos sobre o sistema cardiovascular.
A partir desses registros, os alunos e alunas deveriam fazer uso da função polinomial do primeiro grau para identificar as frequências cardíacas e determinar a intensidade adequada dos exercícios físicos.
A partir de modelos matemáticos que envolveram frequência cardíaca de repouso, frequência cardíaca de reserva e frequência cardíaca alvo, o ensino da Matemática esteve a serviço de uma educação física saudável, ou seja, a partir das descrições matemáticas, os alunos e alunas puderam identificar de que maneira as atividades físicas devem ser realizadas para assegurar o bem-estar.