Agendar visita
Conheça nossa proposta
Nossa Estrutura
Conheça nossos espaços

ALGUMAS VEZES, PARA ENTENDER É PRECISO DESENHAR!

Estudando matemática por meio de mapas conceituais

Na Educação Básica, o grande desafio do ensino da Matemática é superar as práticas em que predomina a ideia de que ensinar matemática consiste apenas na transferência ou transmissão de informações pelos professores aos alunos e de que o êxito da aprendizagem está na repetição continua e mais fiel possível ao que foi transmitido.

No Marista Glória, o ensino da Matemática tem rompido com essas práticas. Por exemplo, no 8º ano, o professor Carlos Eduardo da Silva construiu coletivamente mapas conceituais sobre alguns conceitos algébricos, permitindo que cada estudante elaborasse uma rede de informações, conectando diferentes dados matemáticos apreendidos ao longo da escolaridade formal, até o 8º ano.

Dessa maneira, o professor respeitou o ritmo e o capital cultural de cada estudante. Porém, assegurou que cada um conectasse conteúdo estudado em anos anteriores com o que é objeto de estudo no 8º ano.

Com  a elaboração dos mapas, foi possível aos alunos e alunas visualizarem as informações e conceitos de modo a facilitar a compreensão e a interligação entre eles. Essa proposta de trabalho foi organizada a partir da Teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida por David Ausubel, na década de 1960 (AUSEBEL, 1963).

 

Share

Faça já a sua
matrícula

Venha fazer parte da nossa família! Preencha o formulário com seus dados e demonstre seu interesse em matricular seu filho em uma das nossas unidades.

Acessar!

Fale conosco

Entre em contato com os Colégios Maristas e esclareça suas dúvidas, faça sugestões e nos conte sobre seus interesses.

Fale Conosco


Canais de Diálogo

Espaço exclusivo para a comunicação de condutas consideradas antiéticas e/ou que violem as políticas do Marista Brasil.

Acessar

Colégios Maristas




© Copyright 2000-2024. Marista Brasil. Todos os direitos reservados.