Alunos do Glória são semifinalistas em concurso da ONU!

Prezada Comunidade Marista Glória.

É com muito orgulho que nós, professoras Rita e Márcia comunicamos que temos alunos selecionados para a semi-final do concurso da ONU – #Kids4HumanRights.

Maria Helena Zardo, do 8º ano A e Eric Susuki Schliemann, 7º ano B, terão seus desenhos enviados para ONU  e os mesmos ficarão catalogados no acervo da Instituição.  Com isso, teremos o nosso Colégio Marista Glória gravado nessa importante referência para a humanidade.

“O Serviço de Informação das Nações Unidas (UNIS) em Genebra, na Suíça, e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) se uniram ao artista espanhol Cristóbal Gabarrón e à Fundação Gabarrón para lançar um concurso internacional de desenho com o objetivo de mobilizar crianças e pré-adolescentes a refletir sobre a importância dos direitos humanos.

A competição internacional “Crianças pelos direitos humanos convida pessoas de 10 a 14 anos a produzir obras criativas com base em um dos três temas: um direito humano que queira defender fortemente; uma pessoa que admire por seus esforços na defesa e na promoção dos direitos humanos; como defender os direitos humanos de sua própria maneira.

O concurso global é realizado no ano do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adotada em 1948, a Declaração é um documento marco que definiu, pela primeira vez, que os direitos humanos fundamentais devem ser protegidos universalmente. ”

Com base nesse concurso, as professoras Rita Gati e Márcia Querino, professoras de Ensino Religioso e Arte, respectivamente, convidaram seus estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental a participar desse concurso. As duas disciplinas em questão, Ensino Religioso e Arte permeiam esse conteúdo em suas aulas que são permeadas pelos valores Maristas ensinados por São Marcelino Champagnat, há 200 anos. Motivados por tais conhecimentos, foram alunos inscritos e, para nosso orgulho, a aluna Maria Helena foi selecionada para a semi- final e, seu desenho fará parte do acervo e será exibido em vários locais antes de se tornarem parte da coleção de arte de um dos primeiros museus do mundo dedicados à arte infantil, criado pela Fundação Gabarrón, com sede em Valladolid, na Espanha, o Museu de Arte Infantil da Rainha Sofia abriga uma coleção de cerca de 50 mil obras de arte produzidas por crianças de todo o mundo.

Incentivados pela direção e coordenação pedagógica comprovamos com essa ação que nosso ensino forte e humanizador traduz também a linguagem universal dos direitos humanos e que nossa educação por meio da arte e da espiritualidade, educa e politiza para a construção de um mundo melhor.

Agradecemos o empenho, a credibilidade e a oportunidade de mostrarmos ao mundo os nossos talentos. Nossa aluna, além de sempre dedicada e gentil, mostra que sabe transferir os valores Maristas e os conhecimentos acadêmico e técnico  partilhados  nas aulas de Ensino Religioso e Arte, nas suas expressões de vida.

Parabéns para nossos alunos, Maria Helena e Eric, que muito nos orgulham!

Atenciosamente,

Professora Rita Gati e Márcia Querino e Direção do Marista Glória