Usando APPs para o estudos das células
Bem diferente de muitos de nós – que sobrevivemos e progredimos no século XX pesquisando em enciclopédias, bibliotecas, recortando revistas e jornais –, a geração do século XXI se comporta, pensa e age bem diferente. Crianças com 3 ou 4 anos de idade já sabem instalar, acessar e utilizar um aplicativo (APP) simples, utilizando-o quase que instintivamente.
Reconhecendo essa habilidade em seus alunos e alunas do 7º ano, os professores de Ciências, Lhoyane de M. O. Oliveira Figueiredo e Wagner Eduardo Gonçalves, decidiram integrar as aulas teóricas de citologia a um momento de prática, ainda que a distância. Os dois professores lançaram um desafio aos seus alunos e alunas: construir modelos de células procariontes e eucariontes com o auxílio do aplicativo “Quiver View”.
Os alunos imprimiram os modelos fornecidos pelos professores, identificaram as estruturas de cada célula, pintaram e, depois, puderam assistir às suas criações ganhando vida na tela de seus tablets em realidade aumentada imersiva.
O Colégio Marista Glória, honrando a tradição educacional Marista, o ensino de Ciências promove ensinos contextualizadas a partir de problemas concretos, que favorecem aprendizagens significativas e relevantes para as suas vidas, utilizando as novas tecnologias digitais.