A busca da harmonia emocional
Nessa semana, Thiago Cavalcante Sá Cubas de Sousa, professor de Interioridade, fez um convite inusitado aos seus alunos e alunas das turmas do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.
Atendendo aos desafios emocionais impostos pelo afastamento social, em decorrência da COVID-19, em uma de suas aulas, o professor Thiago Cubas convidou seus alunos e alunas a uma experiência em busca da harmonia emocional.
Por meio de uma estratégia, que o professor nominou de “O Aquário virtual”, estudantes de todos os anos e séries puderam expor suas percepções sobre os momentos que estão vivendo. A partir do relato de colegas, outros puderam ter novos olhares sobre sua cotidianidade neste período de afastamento social.
Durante a aula, os alunos e alunas destacaram os desafios e a maneira de como cada um está superando esse momento, identificando seus aprendizados emocionais. Pelos relatos, descobriam que, durante esse período, o mundo está diante de um grande desafio. E como responder a isso?
Através da reflexão em conjunto, perceberam que muitas vezes passam por dúvidas, incertezas e medos, mas que em meio a esse momento, a esperança, os laços familiares e o cuidado com os amigos também foram ressignificados. Através dessa experiência, relataram a importância da vida em coletividade, do afeto, do amor e do estreitamento dos laços como sentimentos que os ajudam a atravessar esse momento e que podem transformar suas vidas. A partilha das emoções e vivências entre os alunos claramente auxiliou na valorização do processo de autoconhecimento, onde o olhar para o interior ganha importância fundamental nessa busca por harmonia emocional.