Durante o 1º trimestre, sensibilizadas pelo tema “Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida”, proposto pela Campanha da Fraternidade 2017, cada turma do 1º ano desenvolveu um projeto de estudo abordando um dos seis biomas brasileiros, suas características, alguns desafios e algumas iniciativas já existentes na defesa da biodiversidade e da cultura dos diferentes povos que habitam originalmente cada bioma.
Ampliando essa proposta, na semana passada, os alunos tiveram a oportunidade de enriquecer suas pesquisas por meio de uma Videoconferência, via Skype. Na ocasião, conversaram com representantes da Associação Caatinga, grupo que defende causas relacionadas à proteção e defesa da fauna e flora da região, dentro da reserva natural Serra das Almas, localizada na cidade de São Vicente Crateús, no Ceará. Além de conhecerem um pouco sobre o trabalho desenvolvido lá, tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre o bioma Caatinga para o Thiago, gerente da reserva e para a Andressa, bióloga da Associação. Essas perguntas foram elaboradas previamente, em sala de aula, com as professoras e os amigos, a partir do levantamento das dúvidas mais frequentes e de algumas hipóteses que precisavam de comprovação científica para serem validadas (ou não).
Os alunos estavam eufóricos para participar dessa nova forma de aprender. Além da troca de experiências com os estudiosos da Associação, o uso da nova ferramenta de comunicação foi extremante motivadora.
Essa parceria ainda dará muitos frutos. Continuaremos em contato para sanar outras dúvidas que possam surgir.
As crianças farão uma exposição sobre esse tema, que, de fato, está rendendo novidades e ampliando o olhar e a reflexão sobre a vasta biodiversidade brasileira.
Muitas informações e conteúdos marcaram esses momentos, mas a experiência de trocar informações entre pessoas que estão tão distantes e vivendo realidades tão diferentes, fez toda a diferença.