“Nossa! Que delícia de aula!” Essa foi a frase mais ouvida em sala durante o tempo em que os alunos trabalharam com a noção de fração.
As frações estão constantemente presentes no seu dia a dia, basta aprender a vê-las! Foi com essa intenção que os alunos do 4º ano começaram a pensar sobre o suco que tomam, o pacote de biscoitos que comem ou o tablete de chocolate que trazem para a hora do lanche, e que, muitas vezes, dividem igualmente entre os amigos. A lembrança da pizza do jantar em família – dividida em pedaços iguaizinhos para agradar a todos, também veio à memória durante as conversas sobre Frações.
Foi a partir dessas situações de aprendizagem que os alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental começaram a entender o conceito de Fração. A situação de aprendizagem que tanto os motivou, fez com que fosse desenvolvida a ideia de repartição em partes iguais.
Assim, de maneira lúdica e contextualizada, perpassando as atividades cotidianas, os conceitos de numerador e denominador foram sendo construídos.
O principal recurso didático era simplesmente delicioso!! Fracionar uma barra de chocolate de diversas formas e, ao final, poder saborear frações de vários sabores estimulou não só o conhecimento matemático, mas também o científico, afinal, o sentido do paladar ficou bem aguçado!!
Vale a pena conferir as expressões dos alunos trabalhando alegremente e compreendendo o conteúdo ensinado com prazer!