O Instituto Marista completa, este ano, 200 anos de fundação e, nos últimos três anos, várias celebrações marcaram a chegada de 2017.
O último triênio foi dividido com representações fundamentais na história dos Maristas.
O período entre 2014 e 2015 foi chamado de Ano Montagne e faz memória ao jovem que foi acolhido na hora da morte por Marcelino Champagnat. Entre 2015 e 2016 homenageamos Nossa Senhora de Fourvière, invocação Mariana a quem Champagnat prometeu a criação do Instituto e, finalmente, o período entre 2016 e 2017 leva o nome de La Valla por ter sido o local onde o Instituto Marista nascente se reunia e, em torno de uma mesma mesa, decidiam os rumos às inspirações de Marcelino.
No último domingo, 4 de junho, foi celebrada uma missa na Catedral da Sé, com a presença do Cardeal Dom Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano e Dom Carlos Lema Garcia, Bispo auxiliar que conduziram a celebração para muitos jovens e representantes de diversas comunidades que foram participar da Missa de Pentecostes. Para nossa alegria e compromisso com a missão Marista, citaram o Instituto Marista e cumprimentaram os Irmãos, lá presentes.
Nossos jovens dos Centros Sociais e dos Colégios Maristas de São Paulo tiveram uma participação muito significativa e cheia de carinho para com nosso Instituto.
Outro momento especial foi a comemoração feita pelo Marista Glória, no dia 6 de junho, quando se celebra o Dia de São Marcelino Champagnat, apóstolo da Juventude. Os alunos tiveram o recreio unificado, tanto na parte da manhã quanto da tarde, e puderam homenagear Champagnat ou Champito, como é carinhosamente chamado pela Educação Infantil, com apresentações musicais e encerrando os momentos com “Brilha, Champagnat”, música que aviva a presença do nosso amado Fundador, diariamente, em nosso Colégio.