Alunos da 2ª série do EM criam aplicativo para apresentar os direitos humanos.
FASE 1: TRABALHOS COM QR CODE
No início do trimestre, nas aulas de ensino religioso, os alunos da segunda série fizeram aplicativos que tem por finalidade apresentar os direitos humanos e denunciar a negação destes, em várias situações. Trata-se de uma leitura crítica de Declaração Universal dos Direitos Humanos frente a diversos problemas de descaso, omissão e transgressão dos direitos da pessoa. Vários temas foram escolhidos tais como escravidão, violência, exploração e discriminação. Mediante pesquisa, os alunos desenvolveram um aplicativo apresentando os resultados e conscientizando a comunidade escolar acerca desse tema.
FASE 2: FORMAÇÃO DA PASTORAL SOBRE O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
No dia 21/10, o pastoralista Júnior, da equipe de pastoral do Colégio Marista Glória, ministrou uma formação para a segunda série sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Juntamente com as aulas de ensino religioso, o palestrante apresentou os principais temas do ECA lançando durante a aula uma série de reflexões e provocações. Os alunos interagiram com perguntas que possibilitaram debater, de maneira consciente, temas acerca dos direitos e obrigações das crianças e adolescentes e também a negação desses direitos em espaços como família, sociedade e escola.
FASE 3: OFICINAS DO ECA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL -Anos Finais
No dia 28/10, com base nas formações de ensino religioso e equipe de pastoral do colégio Marista Glória, os alunos da segunda série do ensino médio aplicaram oficinas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para o Ensino Fundamental – Anos Finais. A atividade teve a finalidade de incentivar, por meio de brincadeiras e dinâmicas, reflexões sobre os principais direitos e deveres da criança e do adolescente. Foi um momento de reflexão, diversão e protagonismo de nossos adolescentes frente à forma de abordar esse tema.