Você sabe como as mães negras africanas escravizadas faziam para acalmar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros?
As mães africanas escravizadas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas chamadas de Abayomi, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas Abayomi, então, ficaram caracterizadas como um símbolo de resistência contra a escravidão.
Mas, por que Abayomi?
A palavra Abayomi tem origem Iorubá, e costuma ser uma boneca negra, significando aquele que traz felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay=encontro e omi=precioso).
O nome é comum na África, principalmente na África do Sul, embora também seja encontrado, com frequência, até o norte da África.
A ideia da oficina surgiu a partir da interdisciplinaridade entre os conteúdos de História, Geografia e Ensino Religioso que tem como foco os povos africanos livres e escravizados, o continente de origem destes povos e a influência da sua religiosidade em nosso país.
As fotos representam o encantamento e o envolvimento das crianças na oficina. Vale a pena conferir.