Criação, pesquisa e sustentabilidade no Marista Glória

Estudantes do EM projetaram redes hidráulica e elétrica sustentáveis

De fevereiro a abril, sob a orientação da professora Patrícia C. H. Tortel e do professor Wagner E. Gonçalves, um grupo de alunos e alunas do Ensino Médio participaram da Oficina de Aprendizagens em Ciências da Natureza, desenvolvendo projetos no campo da Física, Química e Biologia.

Com vista ao desenvolvimento de habilidades e competências no campo das Ciências da Natureza, esse grupo de estudantes executou um projeto de criação de uma casa sustentável.

Nos três meses, em dois dias da semana, esses alunos e alunas se reuniram para pensar, pesquisar, projetar e construir, primeiro, a rede elétrica de uma casa, segundo os princípios da sustentabilidade. Depois, de uma rede hidráulica que aproveitasse a água das chuvas.

Os alunos e alunas tiveram, sob orientação dos professores, que se debruçar sobre os livros dos três componentes curriculares que integram a área das Ciências da Natureza, buscando as informações essenciais para projetarem as duas redes – elétrica e hidráulica. Sem falar que tiveram de pesquisar alguns conceitos matemáticos para a construção da maquete.

O trabalho foi concluído e apresentado no dia 23 de abril, terça-feira última, na presença do diretor, professor Marcio W. Ribeiro, que parabenizou o grupo de estudantes por ter aceito o desafio proposto pelos professores. A esses, o diretor agradeceu o empenho e cuidado com o trabalho realizado na Oficina de Aprendizagens em Ciências da Natureza, que se constitui em espaço de descobertas, de perguntas e protagonismo acadêmico.