Descifrando as formas de medir a cotidianidade

Estudantes do Glória estudam unidades de medida.

Nas aulas de Física, sob a orientação do professor Harley Sato, os alunos e alunas da 1ª série do Ensino Médio, pela experimentação, estudam as unidades de medidas criadas pela humanidade ao longo tempo, para medir espaços, movimentos e fenômenos físico-químicos.

As aulas de Física no Glória são realizadas em todos os espaços. Nas aulas de Física, a escola toda é um laboratório em que alunos e alunas realizam experimentos, refazendo o longo percurso das pesquisas científicas para responder às questões imediatas da cotidianidade.

Com experiências simples, os alunos e alunas puderam distinguir as motivações para os seres humanos criarem diversas formas de medição.

Aqui a medida é pé, em litros ou polegadas, acolá… Qual destas medidas é a correta? Por que essa diversidade? Quais os problemas decorrentes das diferentes formas de medir? Sistema Métrico Decimal foi a solução?

Estas questões foram suscitadas pelas experiências realizadas nas aulas de Física.

Preocupado com a sistematização das informações e dados, para transformar em conhecimento, num saber de natureza científica, o professor Harley Sato, ao final das atividades, leva os alunos e alunas a fazerem registros formais das experiências.

As atividades propostas nestas aulas tornam tangível os indicadores de aprendizagem do Plano de Ensino da Rede Marista de Colégio.

Parabéns alunos, alunas e professor por ousarem nos estudos das Ciências Naturais.