Diálogos Literários: Uma Viagem ao Timor Leste

Visita do escritor Geraldo Costa ao Glória

Um dos  momentos mais encantadores no ambiente escolar é a possibilidade, após uma deliciosa leitura, de um encontro entre os alunos e o autor do livro adotado. Isso permite que alunos e alunas, na conversa, conheçam o caminho percorrido pelo autor para a produção da obra lida – ideias, as dificuldades da redação, a intenção, as motivações e a finalização da obra.

Para oportunizar esse momento, a bibliotecária Valéria A. C. dos Santos organizou um encontro dos alunos e alunas dos 6ºs anos com o escritor Geraldo Costa, autor do livro A ilha do crocodilo, publicado pela FTD.

A leitura e estudo desse livro ocorreu nas aulas de língua portuguesa sob a orientação da professora Mailu Ancântara, que desenvolveu uma série de atividades para despertar o gosto pela leitura, exercitar a reflexão crítica dos textos literários e promover sentimentos de alteridade, acolhimento e de humanização. A leitura do livro levou aos estudantes a uma viagem ao Timor Leste, país de língua portuguesa, permitindo-lhes descobrir as similaridades e as singularidades entre as duas culturas, a timorense e a brasileira.

Assim como todos os livros escolhidos para leitura no trimestre, A ilha do crocodilo integra os Projetos “Diálogos Literários” e CPV (Circuito de Vida).

Antes do encontro com os alunos e alunas, o autor reuniu-se com a equipe da Biblioteca, Valéria A. C. dos Santos e Thamiris Pereira Andrade, e as docentes de língua portuguesa do Ensino Fundamental, Mailu Alcântara e Luciana C. S. Carrieri, para conversarem sobre o livro e os desafios na leitura. Pois, a leitura proporcionou um  trabalho multidisciplinar e enriquecedor.

Após essa conversa, no Anfiteatro, o autor reuniu-se com os alunos-leitores. O diálogo entre eles foi de descoberta e de intensa experiência de alteridade. Foi um momento encantador, recheado de histórias, curiosidades e muitos autógrafos.