Diálogos transdisciplinares

Alunos e alunas se preparando para os vestibulares

No contraturno, os professores de Geografia, Literatura e História do Ensino Médio, Luis Alves B. Maia, Luciana C. S. Carrieri e Felipe V. Lima, promoveram uma discussão transdisciplinar.

A discussão faz parte do Projeto Diálogos Literários, com uma abordagem a partir dos elementos inculturadores, que se constituem numa chave didática da pedagogia Marista.

Em três aulas, os alunos da 3ª série do Ensino Médio dialogaram sobre as realidades urbanas, tendo como mote o LP dos Racionais MC’S, Sobrevivendo no inferno, uma das obras indicadas no programa de vestibular da Unicamp, de 2019.

Os três professores mediaram a discussão fornecendo chaves de leitura e interpretação da narrativa musical. Realizaram atividades que permitiram que alunos e alunas usassem os conceitos das Ciências Humanas (Geografia e História) e da Literatura, para olharem de forma criteriosa a realidade nacional e local, reconhecendo que o que aflige o outro também afeta a cada ser humano, numa rede de relações, em que a liberdade de um só é assegurada se for garantida a liberdade do outro.

Ao mesmo tempo, nessa discussão, os alunos e alunas eram preparados para os concursos vestibulares.

A educação no Glória assegura a formação acadêmica para responder às demandas imediatas dos processos seletivos, como formação humana, pois permite que seus alunos e alunas se sensibilizem com as realidades que impedem que os seres humanos vivam com dignidade, convidando-os a serem protagonistas de uma ordem social em que a tônica seja a da alteridade.