Neste 1º trimestre, como professor de Língua Portuguesa, trabalhei, com os alunos dos 9ºs anos, o livro: Profissão: jovem – FTD. Apesar de ainda estarem iniciando o último ano do ensino fundamental II, as perguntas que pairam por suas mentes são inevitáveis: O que serei quando “crescer”? Qual será minha profissão? E se eu não gostar do trabalho que escolhi? Até quando a minha profissão será estudante?
Marcia Kupstas, autora da obra – Profissão: jovem – FTD responde a tais questionamentos com maestria. O livro reúne oito histórias com personagens em seus primeiros empregos ou refletindo sobre futuras carreiras. São registros intensos ou pitorescos, de empregos eventuais ou revelando habilidades herdadas da família. Situações que poderiam ser vivenciadas por qualquer jovem. Além das histórias, a obra também traz entrevistas com jovens de carne e osso, que já enfrentam o mercado de trabalho, de maneira formal ou ocasional.
Mais do que “viajar na obra”, almejávamos que os nossos estudantes dialogassem diretamente com quem teve a experiência de escrever vários livros e ainda ser homenageada com os prêmios Jabuti e Mercedes-Benz de Literatura.
O encontro foi ímpar! Marcia respondeu às interpelações levantadas por nossos estudantes, partilhou conosco sobre suas premiações, suas obras, seus anseios, seu último livro e, para finalizar com chave de ouro, trouxe-nos lições de vida e novos desafios.
Esperamos que deste encontro literário surjam muitos outros, e grandes escritores floresçam em nosso meio.
Prof. Renato de Oliveira Silva.