Feira de profissões gratuita reuniu instituições e palestrantes

Uniexpo São Paulo 2019 ajuda jovens na escolha da carreira

A 20ª edição da Uniexpo São Paulo – Exposição Teenager de Universidades e Profissões foi um sucesso. O evento aconteceu no dia 24 de agosto, das 11h às 16h30 no Colégio Marista Glória. O evento reuniu mais de 20 instituições de Ensino Superior, com muitas informações atualizadas para alunos, pais e educadores.

A programação do evento teve início com a palestra “Que curso prestar no Vestibular? Muito além da profissão!”. Nela o psicólogo, escritor e orientador de carreira Tiago Tamborini abordou as profissões atuais e suas transformações, as profissões do futuro, técnicas e estratégias para escolha da primeira profissão, desafios e estratégias para os exames de Vestibular e Enem.

Na sequência o dramaturgo, humorista e blogueiro, Daniel Salsa, apresentou “#verdades.inconvenientes – O lado bem humorado das coisas sérias”, uma palestra em formato de stand up comedy que mostra aos estudantes o que acontece no organismo durante a fase de tomada de decisão, com reflexões sobre o famoso questionamento: o que vou ser quando crescer?

A feira também ofereceu uma programação exclusiva para pais e educadores. “Em tempos de cyberbullying, é natural que fiquemos cada vez mais preocupados sobre a influência que as novas tecnologias e redes sociais exercem sobre crianças e adolescentes”, destaca Regina Pinheiro, orientadora pedagógica do Colégio Marista Glória. Esses assuntos foram abordados na palestra “Educar no século XXI: Há motivos para pânico?” também comandada por Tamborini.

Estiveram presentes durante o evento as principais instituições públicas e privadas do Estado, como Universidade de São Paulo (USP), UNESP, UNICAMP, IFSP, FATEC, ITA, MAUÁ, IBMEC, MACKENZIE, ANHEMBI MORUMBI, FMU, SENAC, SÃO CAMILO, FEI, ESEG, UNIP, SANTA MARCELINA, INATEL, QUALIDADE EM SAÚDE (Odontologia), CREFONO (Fonoaudiologia), entre outras. Nos estandes, os participantes encontraram plantões de dúvidas para esclarecimentos sobre os cursos e testes de orientação profissional.

O evento é organizado pela Teenager Assessoria Profissional, em parceria com o Marista Glória, busca estreitar o relacionamento entre os futuros universitários e as principais instituições de Ensino Superior do Estado. Realizado anualmente, o evento tem o intuito de despertar a curiosidade dos jovens sobre as profissões do futuro, os desafios de cada área, fazendo com que o estudante se sinta responsável por seu processo de escolha profissional e crescimento pessoal.

O organizador do evento, Tadeu Patané, afirma que a feira é uma excelente oportunidade para os jovens que estão na fase final do Ensino Médio entrarem em contato com o universo do Ensino Superior e conhecerem as diferentes possibilidades de atuação profissional e cursos de formação. “Existem muitas opções e esse momento da escolha da profissão na vida do jovem não é fácil. Por isso, oferecemos uma ampla estrutura para auxiliá-los. Acreditamos que uma decisão mais consciente resulta em profissionais mais felizes. E, sem dúvida, diminui o número de evasão nas faculdades”, avalia.

“Esse encontro para troca de experiências visa despertar a curiosidade e também promover boas escolhas profissionais para os estudantes participantes”, destaca o diretor do Colégio Marista Glória, Marcio Willyans Ribeiro. Ele ressalta que a escola sempre teve o compromisso de favorecer o protagonismo dos jovens. “A Educação Marista tem como objetivo principal contribuir para formar cidadãos com uma consciência crítica, éticos e solidários, por isso há três anos nossa escola recebe essa feira gratuita e variada, aberta à comunidade”, complementa.

Texto de Luiza Lafuente | PG1