Glória em período eleitoral

Alunos e alunas do Glória elegem seus representantes!

Fiel ao seu primado pedagógico-pastoral “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos”, o Glória oportuniza momentos para a educação cívica, ou seja, educar para o exercício pleno da cidadania que não está circunscrito apenas ao voto.

Os professores e professoras titulares, independente de seu componente curricular, dedicam algumas aulas para conversar com os alunos e alunas sobre o papel do representante, os comportamentos que se espera daqueles que se propõem a representar os interesses da coletividade.

Em algumas turmas, sob a orientação docente, estudantes definem critérios para se candidatar e ser eleito representante de turma. Dessa maneira, a sala de aula transforma-se num espaço para a vivência de processos de escolhas. Aqueles ou aquelas que se candidatam, em algumas turmas, apresentaram quais eram suas motivações para ser representante de turma.

Nesse processo, algumas experiências mostraram aos alunos e alunas que os agrupamentos buscam formas diferenciadas para se organizar. Em uma turma, o processo de escolha foi por aclamação; em outra, ocorreu um segundo turno.

Essas eleições constituem-se em um procedimento didático-pedagógico que permitem a estudantes experienciar um processo eleitoral de maneira sistemática e pedagogizada. Experienciar uma prática calcada na alteridade, na valorização da dignidade humana, na educação emancipatória e nos valores Maristas.

Parabéns ao Glória! Aos alunos e alunas pela participação ativa e aos docentes, por serem modelo, revelando de que se pode viver de maneira solidária.