Hábitos saudáveis para uma vida melhor

Como podemos ensinar às outras pessoas o que aprendemos sobre uma alimentação equilibrada?

A pergunta que mobilizou o PIS (Projeto de Intervenção Social) dos alunos do 3º ano B surgiu após a leitura do livro “A Cantina de Dona Calabresa”, no início do ano. Inspirados pela leitura, buscaram aprender como montar o seu próprio lanche, sempre optando por alimentos saudáveis.

Na continuidade do PIS apareceram várias ideias sobre como poderia se dar a transmissão desse conhecimento. Chegaram a um consenso: elaborar um livro com receitas saudáveis e sustentáveis e ensinar para outras crianças o que aprenderam sobre os grupos alimentares e qual a importância de cada um deles na alimentação das pessoas.

A proposta foi levada ao setor de Pastoral do Glória. A turma, em conversa com o Wagner (Coord. da Pastoral), decidiu que poderia partilhar seus conhecimentos com as crianças do CCCA Esperança, centro comunitário que acolhe crianças e adolescentes do entorno do nosso bairro.

A visita foi marcada por muita alegria, brincadeira e aprendizagens.

Apresentaram uma música composta pelo grupo em parceria com a professora Amanda, de Música, incentivando os bons hábitos alimentares e uma dramatização da história “A Cantina de Dona Calabresa”.

Além dessas ações, presentearam o CCCA com o caderno de receitas sustentáveis e as crianças com imãs de geladeira alusivos ao tema (confeccionados pelos alunos). Ao final, como não podia deixar de ser, a visita se encerrou com um gostoso e saudável lanche coletivo!

Mas, a partilha não terminou nesse encontro. Recebemos também, com muita alegria, as crianças do CCCA em nosso colégio que presentearam a todos com vasinhos, nos quais as sementes da amizade recém-plantada crescerão fortes e permanecerão floridas!!