Como tornar nossos alunos leitores autônomos e competentes?
Como incentivar as práticas de leitura?
Através de diferentes estratégias para despertar o imaginário e a criatividade, neste trimestre, os alunos do 5º ano, ao fazerem a leitura do livro “As invenções de Hugo Cabret”, de Brian Selznick, passaram pelo percurso de entender como foi criado o primeiro filme de cinema e de como é a vida de um cineasta.
Após a leitura, os alunos pesquisaram e apresentaram um show de mágica para a turma, trazendo para o grupo, a importância do ilusionismo para a época.
Dando sequência ao projeto, neste semestre, os alunos estão descobrindo sobre a evolução da tecnologia e sua importância para a construção de muitas coisas. Ao iniciarem a confecção de um autômato, com o auxílio e supervisão do professor Wagner, técnico de laboratório, eles têm notado as várias possibilidades de movimentos do “robô” e a presença de vários conceitos matemáticos já estudados.
Os alunos passaram por diversas etapas, desenvolvendo habilidades de leitura, compreensão e produção escrita que tem resultado em construtivas reflexões e trocas de experiências.
Situações de aprendizagem ricas e estimulantes como estas, estão proporcionando, cada vez, o encantamento pela leitura, tornando-os leitores cada vez mais autônomos e competentes.