Esse foi o questionamento levantado pela turma do infantil 5 A para o projeto de investigação.
O projeto de investigação propicia condições para que as crianças sejam protagonistas de suas aprendizagens, elaborando e investigando hipóteses sobre o ambiente em que vivem.
De forma prática e lúdica os alunos do infantil 5 A aprenderam sobre o sistema de rotação e translação, estudaram ciências, desenvolveram linguagem oral, ampliaram repertório, pesquisaram, desenvolveram conceitos matemáticos, buscaram soluções para situações-problemas lançadas, desenvolveram a expressão artística e criativa.
“Eu acho que a terra roda, aí quando a Terra roda ela para na lua e fica noite, depois para no sol e fica de dia.” Luísa
“Quando está de dia o sol fica em cima da Terra e quando está de noite o sol está embaixo.” Leticia
“Quando o planeta gira a lua está aqui no Brasil, e fica de dia lá no Japão.” Gahel
A continuidade do conhecimento é o que garante inovações e soluções para os problemas ainda pendentes de respostas. O tema estudado foi fundamental para inserir os alunos à ciência e estimular sua incessante curiosidade.
(Prof.ª Fabiulla S. Ribeiro)