A construção do universo matemático começa na Educação Infantil
A construção do universo matemático começa na Educação Infantil por meio de jogos, brincadeiras e vivências. É através desse processo que as crianças levantam hipóteses sobre possíveis resultados, interpretam as informações obtidas e se organizam para registrar suas observações.
O Inf5B foi provocado a solucionar a seguinte situação problema: “ Mamãe foi ao mercado e comprou muitas frutas: 4 bananas, 2 maçãs, 6 laranjas e 3 kiwis. Quantas frutas mamãe comprou?”.
Utilizando tampinhas de garrafa como material de apoio, a turma foi desafiada a quantificar para descobrir o total de frutas compradas.
Durante a atividades urgiram diversos questionamentos:
“Eu tenho a tampinha amarela para ser a banana.” – Isis
“Tem muita tampinha verde que dá para fazer de kiwi.” – Heitor
“Não, a cor não tem nada a ver. Tem que imaginar que a tampinha é a fruta. Eu misturei as cores das tampinhas para contar as bananas.” – Manuella
“Eu consegui! A mamãe comprou 15 frutas no total.”- Murilo
“Tem que separar primeiro antes de contar.” – Beatriz
Essa atividade despertou uma grande empolgação na Turma dos Aventureiros que identificou os números e estabeleceu relação com as respectivas quantidades, favorecendo assim o desenvolvimento do raciocínio lógico.
E você? Gosta de desafios matemáticos ?
(Profª Bárbara C. S. Caetano)