Estudantes do 6.º ano e o ofício do historiador.
Durante as aulas de História, sob a orientação do professor Eduardo Augusto S. Cunha, os alunos e alunas experienciaram alguns dos procedimentos da pesquisa histórica, como a coleta e classificação dos documentos e fontes históricas e a heurística.
Na última semana, estudantes e professor trouxeram alguns objetos que têm valor para seus familiares, que têm significado por terem sido presentes de alguém especial ou porque foram adquiridos com grande dificuldade ou empenho. Ou ainda, porque esses objetos estão na família há muito tempo, sendo passados de uma geração para outra.
Em sala, sob a supervisão do professor, os alunos e alunas classificaram esses objetos quanto ao gênero e espécie. Observando os objetos, estudantes e professor buscaram informações sobre o passado de seus familiares. Aos poucos, foram percebendo que esses objetos são documentos ou fontes históricas.
Esta atividade permitiu aos alunos e alunas realizarem a transposição conceitual, tornando a aprendizagem significativa. Em outras palavras, ao fazerem a seleção, a classificação e a heurística dessas fontes e documentos, os alunos e alunas deram sentido e significados aos conteúdos que foram trabalhados anteriormente.