Intercâmbio Artístico e Cultural

Neste mês de julho, nossas alunas Maria Eduarda Kushita e Catarina Hidalgo, da 1° série do ensino médio, vivenciaram um intercâmbio artístico e cultural nos EUA, por meio de parceria da Rede Marista de Colégios com a empresa Viagens Esportivas do Grupo Vertente.

Nossas bailarinas foram à Nova York estudar dança em uma das escolas mais renomadas do país, a Broadway Dance Center. Elas são alunas do grupo especial de dança do colégio e tiveram a oportunidade de ampliar o conhecimento na dança, abrangendo o seu repertório, além de estudar novas técnicas e estilos com diversos professores renomados, ampliando assim, a vivência com a língua inglesa e fazendo o que elas mais gostam: dançar.

Além das aulas, puderam conhecer pontos turísticos da cidade em visitas guiadas como: Central Park, Times Square, Empire State, Museu de História Natural , 5th Avenue, Brooklyn Bridge, Biblioteca Pública,  Museu Madame Tussaud, entre outros, e também assistir alguns espetáculos musicais da Broadway.

As alunas tiveram a oportunidade de visitar os bastidores do teatro e saber como funciona a produção de um grande espetáculo de teatro musical.

Acreditamos que os benefícios de um programa de intercâmbio são, atualmente, inquestionáveis. Ele é tão importante para a futura carreira quanto para o desenvolvimento pessoal do estudante. A imersão feita em outra cultura dá a oportunidade de conhecer a fundo os costumes do país em que estiver, enquanto vive, pensa e sente como as pessoas daquele lugar. Essa experiência, certamente, modifica a sua forma de compreender o mundo e a sua própria maneira de ver e ser brasileiro.

Preciso ser fluente no idioma? NÃO!!!

Independentemente se já estudou o idioma do país para onde pretende ir, fazer intercâmbio muda completamente o seu nível, pois sua aprendizagem é acelerada pelo constante contato com a língua. Se expressar em seu dia a dia, comprar sua alimentação, pedir informações, conseguir se locomover, entre outras situações, vão além das horas de estudo.

“O intercâmbio de dança foi muito importante pra mim, não só porque eu amo dançar, mas também porque é o que eu quero continuar fazendo pelo resto da minha vida. Foi uma experiência incrível e marcante que eu nunca vou esquecer, não só pela dança mas também pelo inglês, que melhorou bastante. Mesmo que o foco tenha sido fazer aulas de dança na Broadway e aprimorar o inglês, visitar lugares conhecidos de NY e fazer compras foi muito legal, também. Eu vou levar para sempre todos os aprendizados de cada aula. Nós também tivemos a oportunidade de assistir três maravilhosos musicais da Broadway que, sem dúvida,  foi o que eu mais gostei. Em uma das aulas, uma professora de jazz me elogiou e isso me fez ter certeza de que eu escolhi a coisa certa pra mim”. afirma Maria Eduarda sobre a sua experiência.

“Vivenciar um intercâmbio foi uma experiência inesquecível, nunca imaginei que aos 15 anos estaria viajando com um grupo Marista de outros estados para outro país, ou melhor, viajando para Nova Iorque.

O contato com o inglês era muito frequente desde a ida até a volta da viagem, dificilmente encontrávamos alguém que falasse português, principalmente nas aulas de dança.  Nas aulas, os professores conversavam conosco em inglês e, além de conversarem, enriqueciam nosso conhecimento na dança…tantos movimentos, tantos ritmos diferentes , tudo novo ao nosso olhar.

Quando voltamos , eu, particularmente, percebi que com o intercâmbio me tornei mais independente, enriqueci meus conhecimentos tanto no inglês quanto na dança e fiz novas amizades com as meninas de Curitiba e suas respectivas professoras”. Catarina Hidalgo.

Sem dúvidas, uma experiência enriquecedora, única e inesquecível!!