Ao longo do trabalho, os alunos do 3ºano foram convidados a fazer uma imersão no gênero conto popular – no caso, de tradição árabe -, em uma situação cujo propósito social – recontar uma história para um público escolhido pelo grupo – a reveste de sentido. Enquanto as crianças ampliam o repertório de contos populares, memorizam contos na íntegra ou trechos, ou praticam a leitura em voz alta de contos e se apropriam dessa prática de leitura, os propósitos didáticos favorecem que avancem na condição de leitores competentes.
Grande parte das atividades, organizadas em etapas, focam a apreciação e aproximação do gênero. As leituras, realizadas tanto pelo professor quanto pelos alunos, serão guiadas por diferentes propósitos.
Como produto final, o projeto continha a organização de um espaço, na Biblioteca nova da escola, para que meninos e meninas pudessem compartilhar com seus colegas de outras turmas, os contos que mais eles tinham gostado ao longo do percurso. O resultado do trabalho foi fantástico!
Acompanhamos nossos alunos muito felizes com esse momento de contar as histórias de Nasrudin para os colegas do 2º ano.
Equipe de professoras do 3º ano / 2017.