Menos cabelo, mais felicidade

Projeto de Intervenção Social – 4º ano a – 2019

O ano de 2019 começou e seria necessário escolher um tema para o PIS (Projeto de Intervenção Social), um projeto que tem como objetivo intervir na sociedade.

Um estudante havia feito a doação de cabelos para a confecção de perucas e, devido a isso, a turma resolveu ajudar as pessoas com Câncer.

Com o tema escolhido, faltava escolher um nome para o projeto.

“Menos cabelo, mais felicidade” foi o nome escolhido.

Eles não sabiam o motivo das pessoas perderem os cabelos quando apresentam essa doença, portanto, decidiram que seria necessário realizar uma pesquisa. Descobriram que muitas pessoas perdem o cabelo em função dos tratamentos realizados.

Feita a pesquisa resolveram que, primeiramente, queriam realizar a doação de lenços.

Mas, como confeccionar esses lenços? Seria necessário dinheiro para a compra dos tecidos e dos materiais para a confecção.

As crianças decidiram que para conseguir esse dinheiro venderiam bolos. Os familiares ajudaram, enviaram bolos que foram vendidos no recreio durante quatro dias.

Com a verba arrecadada, o tecido foi comprado. As famílias se engajaram, também, nas próximas etapas do projeto: corte, costura e pintura dos lenços. Ficaram incríveis!!!

Para acompanhar os lenços e torna-los ainda mais significativos, mensagens de positividade, superação e acolhimento foram escritas pelas crianças. A entrega foi realizada na Casa das Rosas, no evento “Coletivo Pink”, durante o Outubro Rosa.

O Projeto ainda não acabou. Ainda pretendem realizar a doação de cabelos para a confecção de perucas.

Esse Projeto está possibilitando a todos os envolvidos um grande aprendizado! Superar dificuldades, enxergar possibilidades e, sobretudo, acreditar na VIDA!!!