Encerrando o ciclo de momentos vivenciados com as celebrações do Bicentenário Marista, o Colégio Marista Glória inaugurou uma obra que conta a história do Instituto de maneira fiel e carinhosa.
Elaborado pela professora de Arte, Marcia Querino Teixeira dos Santos, a obra apresenta o início do sonho de São Marcelino Champagnat e perpassa etapas marcantes dessa história.
Vale a pena ler a motivação da obra e reconhecer, nas fotos, os destaques na mesma.
Árvore Marista – 200 Anos em Missão
A obra: cada elemento é parte de um organismo vivo e pulsante que representa os valores, ações e metas que foram idealizadas, desde o primeiro momento, pelo nosso fundador São Marcelino Champagnat.
· RAÍZES: representam o surgimento do Instituto Marista, no vilarejo de La Valla, França.
· ÁRVORE: evolução do Instituto para uma vida longa e próspera.
· TRONCO: a casca de madeira polida – cada colaborador, com suas particularidades, comprometido com a mesma missão.
· FOLHAS: 200 folhas de latão boleadas, uma para cada ano do Instituto Marista; 82 em bronze para cada país em que a missão Marista vive. As dimensões das folhas variam representando cada fase escolar. As folhas trazem, em relevo, o logotipo do bicentenário. Marca deixada em cada educando: “Uma vez Marista, sempre Marista”.
· PEDRA de RIO: as pedras ilustram o Rio Gier que passa pela propriedade em que São Marcelino Champagnat construiu o imponente prédio de L’Hermitage.
· ÁGUA: São Marcelino, ao meditar sobre as águas do rio Gier, límpidas e sempre disponíveis, comparou-as com Maria, fonte transbordante da inesgotável ternura de Deus. Sendo assim, toda pessoa que passa pelo Instituto Marista, reveste-se com a força e ternura da Boa Mãe.
· AMETISTA BRUTA: três virtudes marianas, HUMILDADE, SIMPLICIDADE e MODÉSTIA.
Nesses 200 anos, o Instituto Marista é fonte em constante movimento, um porto-seguro para inúmeras comunidades mundiais.
Parabéns Instituto Marista!
Vem aí “Um Novo Começo”