Os gêneros textuais estão presentes no cotidiano e observá-los na prática é a melhor forma de significá-los. Por isso, a programação de atividades para o projeto OCA (Orçamento da Criança e do Adolescente), desenvolvido pela professora Mailu, titular do 8º ano, e pelo Núcleo de Pastoral, prevê dinâmicas que envolvem a linguagem também como meio de desenvolvimento social. Uma dessas atividades foi o encontro das turmas do 8º ano do Colégio Marista Glória com o Jornalista Marcos Carrieri, a fim de aproximar o gênero entrevista da prática dos estudantes. Com vasta experiência, Marcos partilhou com os estudantes dados, dicas de fotografia e registro textual, conduta profissional e também curiosidades sobre o tema desenvolvido no projeto: a situação dos refugiados no Brasil.
Neste ano, os estudantes visitarão a Casa do Imigrante e produzirão textos do gênero entrevista, para desenvolver outras etapas do trabalho. No entanto, uma entrevista precisa de planejamento e faz surgir dúvidas sobre como ela deve ser desenvolvida. A elaboração de perguntas, pesquisa de informações sobre o tema e sobre os entrevistados foram assuntos abordados no encontro dos estudantes com o jornalista, um momento muito rico e de intensa participação das turmas.
As próximas ações pedagógicas para o desenvolvimento do projeto estão relacionadas à organização da entrevista: grupos, pesquisas mais apuradas sobre os dados já apresentados na palestra, elaboração das perguntas e organização dos registros que serão feitos durante as entrevistas. A professora Luciana Cannizza, também professora de Língua Portuguesa das turmas, acompanhará as turmas na organização e produção dos textos que serão usados nas entrevistas, bem como as produções textuais posteriores e relacionadas ao Projeto. Vivenciar as práticas sociais dos gêneros textuais é essencial para compreendê-los e valorizá-los!