Alunos do Marista Glória fazendo a diferença na 13°Missão Solidária 2018.
Participamos do encontro Missão Solidária 2018, que aconteceu em Ribeirão Preto, São Paulo. Foram representando o Colégio Marista Nossa Senhora da Glória, os alunos
AUSTIN CHRISTOPHER, BEATRIZ TIE TERADA, MURILLO ROMANO, LUÍSA MARTINS SCHULER, MATHEUS CHASTINET CAMPANER, CAIO PARNAÍBA FONSECA, ANA LUISA MACHADO SUHOGUSOFF, LUÍS ANTONIO MORAES SILVA, YOLANDA CATALANO GUERRA, YASMIN NASCIMENTO BARBOSA, acompanhados pela representante da Pastoral BALBINA SIQUEIRA.
Solidariedade, uma experiência transformadora!
“De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam a segurança da margem e se apaixonam pela missão de comunicar vida aos demais. A vida amadurece à medida que é entregue para gerar vida aos outros” (Papa Francisco. EV 10).
Este ano, como gesto concreto, revitalizamos canteiros em frente a unidade; fizemos visitas às famílias nas comunidades próximas; trabalhamos na pintura da fachada das casas; participamos da cooperativa “Mãos Dadas”, na separação do lixo e realizamos oficinas com as crianças. Também tivemos a oportunidade de conhecer o Hospital Retaguarda e o Cetrem.
Deixar o descanso de lado e colocar a mão na massa! Esse foi o pensamento dos mais de 400 jovens Maristas que participaram da 13ª Missão Solidária Marista (MSM), realizada entre os dias 21 e 27 de janeiro. O objetivo da Missão é permitir que os estudantes vivenciem, de perto, o dia a dia de moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social, nos municípios de Curitiba (PR), Cascavel (PR), Florianópolis (SC) e Ribeirão Preto (SP).
Realizada anualmente, desde 2005, a MSM tem o objetivo de promover a educação para a solidariedade, a partir de uma experiência vivencial de aprendizado recíproco e dialógico, a qual permite aos estudantes viverem momentos únicos e que farão a diferença na vida de cada um dos participantes. A atividade permite a partilha de vida entre jovens e comunidade, a fim de despertar o senso crítico, a sensibilidade solidária e a espiritualidade de ambos.
Além da convivência partilhada entre comunidade e participantes, em cada local será realizado um gesto concreto, ou seja, uma ação prática que irá colaborar para o desenvolvimento local. Entre os gestos deste ano estão revitalizações de espaços comunitários, como escolas, hortas e áreas de convivência. Também serão promovidos momentos de debates, diálogo com as famílias dos bairros próximos e atividades educativas e recreativas para as crianças e adolescentes da região.
Segundo Diogo Galline, representante do Setor de Pastoral do Grupo Marista, os jovens que participam da MSM adquirem um olhar mais crítico sobre a sociedade, capaz de provocar mudanças internas que levem à transformação social. “A Missão Solidária quer contribuir com a educação na solidariedade desses adolescentes e jovens, isto é, ajudá-los a incorporar em seus respectivos projetos pessoais a importância de uma vida pautada na justiça e na fraternidade”, explica.