Um encontro das lideranças estudantis do Marista Glória e do Marista Santa Maria
Os estudantes, por serem o centro do processo de ensino-aprendizagem, devem ter papel ativo no ambiente escolar. Não apenas devem ser escutados, mas além: devem propor e atuar no dia a dia da escola. Essa crença caracteriza a pedagogia Marista e foi vista na ação de dois colégios, na última semana, quando houve o encontro dos Grêmios Estudantis do Colégio Nossa Senhora da Glória, de São Paulo, e do Colégio Santa Maria, de Curitiba.
Apesar dos limites e das dificuldades impostas pelo contexto da pandemia, os estudantes dos dois Grêmios realizaram a reunião por videoconferência. Contaram com o apoio dos professores titulares do Grêmio do Nossa Senhora da Glória, prof. Eduardo Cunha, e da Assembleia de Representantes de Turma do Santa Maria, prof. Nailôn Silveira. Nesse primeiro encontro virtual, os estudantes tiveram uma interessante troca de ideias e experiências. A reunião foi capitaneada pelas estudantes que pouco recorreram ao apoio dos professores. Isso revela o papel ativo e o protagonismo dos estudantes.
A importância desse evento para a relação e a identidade dos Maristas de São Paulo e Curitiba foi ressaltada pelo diretor geral do Nossa Senhora da Glória, Márcio Wyllians Ribeiro, e pelo orientador pedagógico do Santa Maria, Marco Pavoni.
Ao final do evento, ficou a vontade de todos de se realizar um novo encontro. Quem sabe o primeiro de muitos e até envolvendo Grêmios de outros Colégios Maristas? Essa vontade mostra como dentro dos Colégios Maristas há protagonismo estudantil intenso e responsável.
By prof. Eduardo Augusto Souza Cunha