Sobre as lições das coisas

Iniciação científica no Marista Glória

No Guia das Escolas Maristas, uma das orientações é apresentar aos alunos e às alunas, pelo entretenimento, noções ordinárias de ciência, sob a forma experimental.

Em consonância com estas orientações e com procedimentos didáticos simples e com coisas do cotidiano, como carrinhos e botões, o professor Sérgio Kocinas, do Ensino Médio, e o professor Valentin G. Suhogusoff, do Ensino Fundamental e Ensino Médio, empregando o método dedutivo, iniciaram os alunos e alunas da  2.ª série do EM e os 7ºs anos no conhecimento rudimentar da Física e das Ciências Naturais, respectivamente, nos estudos sobre a velocidade e sobre os critérios de classificação dos seres vivos.

Ao empregar o método dedutivo e usar objetos simples e de uso comum, as aulas das Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) oferecem o essencial para o conhecimento e desenvolvimento das habilidades necessárias aos estudos dos fenômenos da natureza.