Engana-se quem pensa que não existe matemática no cotidiano!
As 3as séries do nosso Ensino Médio foram desafiadas a usarem conceitos de população, amostra, medidas de tendência central e medidas de dispersão para descobrirem quantas bolinhas de gude existiam dentro de um recipiente em forma de prisma.
Para isso, trouxeram as potencialidades e limites da estatística e, através de uma amostra de 10 bolinhas, que não eram do mesmo tamanho, e das medidas coletadas do recipiente, começaram o desafio. Conceitos de variabilidade também foram usados como recurso para buscar a resposta correta.
Outra parte interessante da atividade, era determinar o volume não preenchido entre as bolinhas e nesse momento o professor de física pode relembrar as ideias do grande Arquimedes, de Siracusa.
Após todo processo, eles puderam confirmar seus cálculos, escrevendo relatórios que comprovavam o raciocínio utilizado.
Para garantir a participação daqueles que estavam no ambiente virtual, a modalidade escolhida para o trabalho pedagógico foi o laboratório rotacional.
Confiram as fotos!