Todos os espaços no Glória são de ensino e de aprendizagens

O estudo das Leis da Refração, na 1.ª série do EM.

Fiel ao projeto educativo de um colégio Marista, que tem na articulação entre prática e teoria, nos diversos componentes curriculares, um princípio didático, o professor Harley Sato e os estudantes da 1.ª série do Ensino Médio transformaram a sala de aula, com suas carteiras, lousa branca e projetor, em um espaço para experimentos no campo da Física. Nesse espaço reconfigurado, realizam atividades de ensino e de aprendizagens que lhes permitem constatar alguns conceitos sobre a refração, a partir de experimentos simples e com recursos matérias disponíveis, no espaço que utilizam cotidianamente – a sala de aula. Ainda que os experimentos sejam de simples constatação, permitem que alunos e alunas desenvolvam a observação meticulosa, sistemática e metódica, própria da pesquisa científica.

No estudo das Leis da Refração no espaço da sala de aula, por meio da experimentação, os alunos e alunas também desenvolveram habilidades em outras esferas, além da cognitiva, que lhes favorece uma formação integral.

Desde os idos tempos do Ir. Leonardo, essas experiências em sala nas aulas de Física, como também nas de Química e Biologia, fazem parte da cultura escolar. Elas tornaram-se tão recorrentes que passaram a ser um hábito educativo do Colégio Marista Glória.