No mês de maio, os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental realizaram uma vivencia cega durante as aulas de Educação Física.
As atividades tiveram início com o resgate histórico das brincadeiras tradicionais, como “cabra-cega” e que “brinquedo é este?” (o aluno vendado tem de descobrir qual objeto está em suas mãos). Depois, aprenderam a guiar um cego e a se locomoverem pelo espaço, com os olhos vendados, até que conseguiram caminhar por toda a escola com o auxílio de um guia e de bengala.
Os objetivos das atividades foram despertar a atenção para se colocar no lugar do outro e cuidar do próximo. Os alunos perceberam a importância de detalhes que, no dia a dia, não influenciam, normalmente, mas quando perderam a visão fez total diferença. Exemplos marcantes: beber agua no bebedouro, ir ao banheiro e até mesmo o chão irregular, sobre o qual todos os dias eles passam correndo, mas quando estavam desprovidos de visão ficou difícil, até mesmo de uma simples caminhada.
Os alunos aproveitaram a atividade da forma mais sadia possível. Respeitaram o próximo e foram muito cuidadosos e atentos aos detalhes.