Ampliando a visão de mundo dos nossos alunos!
Neste primeiro trimestre, os alunos do 3º ano do ensino fundamental tiveram a oportunidade de visitar o Centro Paralímpico de Esportes. Uma experiência muito rica, na qual os alunos além de conhecer diversas modalidades paraolímpicas e ver paratletas profissionais em ação, ainda tiveram a oportunidade de perceber todo cuidado que pessoas com deficiência precisam, desenvolvendo um olhar empático pela dificuldade do próximo.
Inspirados por esse estudo do meio e aproveitando o tema de estudo do primeiro trimestre – jogos e brincadeiras tradicionais -, os professores da Educação Infantil e 3º ano do Ensino Fundamental trouxeram como proposta de aula uma vivência cega. Iniciamos os estudos com brincadeiras como “cabra-cega”, “que objeto é esse?” e “quem sou eu?”, aumentando a dificuldade das atividades gradativamente e os ensinando a como utilizar o bastão guia (bengala de cego), como orientar e guiar cegos. Foi possível fazer com que os alunos passassem pela experiência de ficar cego por um período da aula, caminhando pela escola, subindo escadas, bebendo água e até indo ao banheiro, tudo de olhos vendados, guiados pelos colegas.
Toda essa experiência mostrou aos alunos que atividades diárias simples para o seu cotidiano, podem ser muito complexas para outras pessoas. Puderem se colocar no lugar do próximo e refletirem sobre suas dificuldades. Eles também puderam observar como é difícil ser responsável por cuidar de alguém.
É incrível como toda essa vivência de ficar com os olhos fechados por tanto tempo contribuiu para ampliar tanto a visão de mundo dos nossos alunos!